segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Ave de Mau Agoiro

Este é o quarto livro de Camilla Lackberg editado em Portugal e o segundo que leio. A leitura do primeiro adveio da junção de dois fatores: curiosidade de ler um livro no iPad e "Gritos do Passado" estava em promoção e a curiosidade de ler alguém de quem se fala.
Não me desiludi. Passei a ler quase só no iPad (livros mais baratos, facilidade de arrumar os livros e luz própria que não incomoda quem dorme ao lado) e parti para o segundo livro da sueca assim que o transformaram em ebook em português.
Neste Ave de Mau Agoiro voltamos à vida de Patrick, um astuto polícia que se divide entre a rica vida familiar e dois casos de homícidio que assolam a pequena cidade onde vive. O de Marit, uma pacata cidadã que se despita no automóvel após sair de casa perturbada por uma rude discussão com a namorada e o de Barbie, a participante de um reality-show que está a ser filmado em Tanum.
Com Mellberg, o pouco preocupado chefe de Patrick, apaixonado e ainda mais distraído do que é costume, cabe ao nosso herói liderar os colegas e descobrir os assassinos, o que o leva a várias cidades da Suécia em busca de novas pistas.
Patrick conta com Martim, um jovem polícia que é o seu braço-direito; Annika, a telefonista e base da esquadra, com Gosta que apenas espera pela reforma e com Hanna, uma nova agente que se estreia na esquadra de Tanum na primeira página do livro.
Mas cada um dos polícias tem a sua história que nos agarra. Martim está prestes a ser pai; Annika nunca conseguiu ser mãe, Gosta perdeu a mulher e filho e Hanna vive angustiada com a sua relação com o marido. Já Mellberg até aqui algo egoísta torna-se num bem-dispoto galã graças a Marie, sua namorada.
Em casa, a riqueza das personagens continua com Erica e Maja, mulher e filha de Patrick e Anna, a deprimida cunhada.
Mas há mais, muitas mais personagens que enriquecem muito a história e que fazem valer a pena cada página.

Sem comentários:

Enviar um comentário