terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Melancolia

Lars Von Trier é uma figura polémica de quem é fácil não gostar. Teve declarações infelizes em Cannes e provavelmente não o deixam lá voltar a entrar. Mas sabe filmar. Melancholia é um dos filmes do ano. Dividido em duas partes - Justine e Claire, Trier mostra-nos a história da depressiva Justine (Kirstin Dinst) e da mais subtilmente perturbada Claire (Charlotte Gainsbourg).
Antes do filme começar e numa série de cenas que parecem querer aproximar do estilo comtemplativo de Malick, vemos várias fotografias animadas naquilo que não percebemos ser o resumo do que aí vem.
Na primeira parte que até abre com um toque de comédia quando uma enorme limosina demora tempos e tempos para percorrer uma apertada estrada, vemos a história do casamento de Justine e como ela o estraga e parece o não querer. É no rescaldo disso que a vemos, na segunda parte, apática, na casa da irmã Claire. Ao mesmo tempo, aproxima-se da Terra o planeta Melancholia que deve passar ao lado mas que todos temem que embata em cheio em nós. E parece ser a presença desse planeta que torna estranhas todas as personagens e as suas relações.

Sem comentários:

Enviar um comentário